A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, na Vila Renascença, está sem aulas desde ontem, em função de mais um caso da virose mão-pé-boca. Esta é a sétima instituição de ensino de Santa Maria que, em menos de um mês, confirma caso de aluno infectado com a doença.
Leia outras notícias de educação
De acordo com a diretora da Escola Sérgio Lopes, Vanessa Flôres, além do caso confirmado em uma aluna de dois anos, do Berçário II, outras crianças também apresentaram os sintomas de febre e pintas nas mãos e nos pés.
Após a confirmação do caso, na última terça-feira, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Educação foram comunicadas e as aulas suspensas por dois dias para a higienização e desinfecção do local.
Em poucos dias, esta é a sexta escola que Jocelaine dos Santos Siqueira, funcionária da empresa de limpeza que presta serviço ao município, auxilia a limpar em função do surto.
É uma limpeza minuciosa e com produtos mais fortes. Em função dos vários casos da doença, os funcionários fizeram uma qualificação especial para fazer esse tipo específico de limpeza conta.
A partir de amanhã, as aulas retornam ao normal. De acordo com a Vigilância, a exemplo das viroses, a recomendação para evitar a contaminação é a higienização frequente das mãos. Os pais que notarem os sintomas nos filhos devem levá-los para atendimento médico. O diagnóstico é rápido e, se for confirmado, a escola deve ser informada.